Vida Plena: Como o cristão deve cuidar do corpo.
A entrevista PING-PONG, da coluna Vida Plena (VP) – À Luz da Palavra, aborda o tema de como o cristão deve cuidar do corpo.
A entrevista PING-PONG, da coluna Vida Plena (VP) – À Luz da Palavra, aborda o tema de como o cristão deve cuidar do corpo, com o Profissional de Educação Física, Filipe Elias da Silva de 37 anos, formado desde 2011. Ele atua como professor de musculação na academia do Minas Tênis Náutico Clube, foi coordenador Técnico e Administrativo de duas unidades de uma grande rede de academias de BH e atualmente coordena o Saúde Integral, departamento de saúde com a frente de Esportes da igreja, a Power Church.
Jesus veio à Terra em um corpo, e durante sua jornada teve um corpo saudável. Ele percorria longas distâncias, andava pelo deserto, pregava por horas e não se cansava, nem ficava rouco. Ele se alimentava bem e conseguia fazer jejuns prolongados, porque tinha nutrientes em seu corpo.
Seguindo o exemplo de Jesus, como o cristão pode cuidar do seu corpo para ter uma vida saudável e ter disposição para cumprir sua missão sobre a Terra?
As atividades corporais estão cada vez mais automatizadas, como por exemplo, trocar um canal da televisão ou ir à padaria, as ações foram substituídas por controles e apps de entrega. O cérebro já é programado para isso naturalmente, ele já economiza energia sem você nem perceber.
Todo cristão tem uma missão e, para conseguir cumpri-la, é preciso criar uma rotina de cuidados básicos com a saúde. Os pilares que norteiam nossa vida saudável são:
- BOA ALIMENTAÇÃO – Orientada por um nutricionista.
- ROTINA DE TREINAMENTO – Orientada por um profissional de Educação Física.
- DESCANSO – Para renovar as energias.
- GENÉTICA – Antigamente, acreditava-se que ela não era passiva de mudança, mas, atualmente, descobriu-se a epigenética, que é a capacidade de moldar a genética.
Cuidando dessas 4 áreas, você terá uma saúde plena para cumprir seu chamado aqui na terra.
Quais os malefícios de uma vida sedentária e de uma alimentação regada a doces, gorduras, massas e gula?
Existem várias doenças associadas ao sedentarismo, tais como: Obesidade, Doenças Cardiovasculares, Dores Crônicas, Trombose Venosa Profunda, Pedras nos Rins, queda do Sistema Imune e várias outras. De acordo com a OMS, estima-se que 17,9 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças cardiovasculares o que representa 31% das mortes no mundo. Doenças cardiovasculares são uma das maiores causas de morte no mundo e está diretamente relacionada com a falta de exercício físico.
Por que a atividade física e a alimentação saudável são importantes para o corpo?
Com a prática regular de exercícios físicos, você controla o estresse, melhora várias funções metabólicas, aumenta a massa muscular, o que proporciona força e manutenção da composição corporal, melhora a função do intestino, que é nosso segundo cérebro, e muitos outros benefícios advém da prática regular do exercício físico e de uma alimentação saudável.
Como a atividade física e os alimentos aumentam o nível de energia do corpo?
O corpo utiliza esses nutrientes dos alimentos para fornecer energia para cumprir as atividades do dia a dia. Frutas, alimentos que contenham grãos integrais (como aveia, quinoa, arroz integral), legumes (feijões, lentilhas), vegetais ricos em amido (batata-doce, abóbora) e produtos integrais (pães integrais, massas integrais).
Para os iniciantes e os não muito adeptos dos exercícios físicos como começar e não mais parar?
Não existe o melhor exercício; existe o que melhor se adequa àquela determinada situação ou momento. No entanto, ressalto, que a musculação tem um papel fundamental em qualquer atividade que você for desempenhar, seja por meio de um esporte ou outra modalidade. A musculação fornecerá uma base sólida para alcançar excelentes resultados na atividade escolhida e nos objetivos/metas traçadas.
Se começar muito afoito, as chances de parar rápido são maiores. Portanto, ao decidir iniciar um programa de exercícios, leve em consideração seu dia a dia – sua rotina, se tem ou não filhos, quantas horas trabalha por dia, quanto tempo gasta para deslocamentos – para que você possa estabelecer com assertividade a rotina de treinamento que melhor se adeque à sua vida nessa fase.
Qual é a mensagem que você deixa para o cristão sedentário e para aqueles que acham que cuidar do corpo é pecado?
O pecado é tudo que eu faço e que fere os princípios éticos, morais ou espirituais - propriamente dito - estabelecidos por Deus, e o cuidado com o corpo por meio da prática de exercício físico não se encaixa nesse contexto. A Bíblia nos incentiva a ter bons hábitos e a melhor forma de cuidar da saúde é praticando exercícios físicos, alimentando-nos de forma equilibrada e adequada, e mantendo uma rotina de ir ao médico e fazer acompanhamento para controlar níveis hormonais e vitamínicos. É bem verdade a máxima que diz que se você não dedicar tempo para cuidar da saúde terá que encontrar tempo para cuidar da doença.
Deixo um texto bíblico para reflexão.
“Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, pois nós somos membros do corpo de Cristo”, Efésios 5:29-30 (NTLH).
Qual é a sua reação?