Mente saudável para permanecer bem na jornada da vida
A entrevista PING-PONG, da coluna Vida Plena (VP) – À Luz da Palavra, aborda o tema: Mente saudável para permanecer bem na jornada da vida.

A entrevista PING-PONG, da coluna Vida Plena (VP) – À Luz da Palavra, aborda o tema: Mente saudável para permanecer bem na jornada da vida, com a psicóloga Flaviana Alcântara dos Santos Nascimento- CRP 04/50124, de 50 anos, formada no Centro Universitário UNA. Ela atua em clínica desde 2017, atende no Centro de Sabará. Especialista em atendimento a mulheres, seus trabalhos são orientados pela psicanálise, incluindo grupos terapêuticos, em que ajuda mulheres no enfrentamento dos vários tipos de violência. A profissional também é palestrante e ampliou seus conhecimentos por meio de cursos como a Sexologia Forense: crimes sexuais e transtornos de sexualidade; aconselhamento psicológico e psicoterapia; prevenção ao suicídio e formação e certificação em Inteligência Emocional/ IBC COACHING.
“Se coloque como prioridade, se permita ser cuidado, não espere ter um descontrole emocional para começar a cuidar de si. Ter saúde mental, psicológica e emocional é ter qualidade de vida!”, Flaviana Nascimento.
O que é saúde mental?
É um estado de bem-estar (biopsicossocial) vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais, que favorecem a uma pronta resposta aos desafios da vida e aos relacionamentos com a comunidade!
Por que a saúde mental é importante para permanecer bem na jornada da vida?
Com as habilidades pessoais desenvolvidas, cada indivíduo está pronto e preparado para enfrentar os desafios e imprevistos que a jornada de vida nos propõe. Uma pessoa preparada reage melhor a esses desafios; não significa que esteja isenta de ficar abalada, mas consegue superá-lo com mais facilidades.
Porque a saúde mental está associada à qualidade de vida, assim como a saúde física. Uma mente saudável, emoções equilibradas e psicológico equilibrado geram uma estabilidade mental, capacitando o indivíduo para o trabalho, relacionamentos saudáveis e maior capacidade para lidar com as adversidades. Aqueles que não têm essa estabilidade enfrentam dificuldades de lidar com os problemas.
Por que o ser humano no geral e, principalmente, o cristão tem tanta resistência em procurar um profissional da mente, como o psicólogo, psiquiatra e psicanalista?
A resistência muitas vezes tem a ver com vergonha, tabus e preconceitos.
Como vencer essa resistência/ preconceito?
Primeiramente, é permitir-se conhecer e ouvir um profissional. Devido aos muitos estigmas criados, o paciente chega ao atendimento ‘falando que não é louco’.
Em segundo lugar, é compreender que, assim como uma pessoa com um problema no coração procura um cardiologista, quem tem um problema na mente precisa de um psicólogo.
Como identificar que é hora de buscar ajuda de um profissional da mente?
▪︎Quando seu humor é afetado.
▪︎Quando não sente mais prazer pelas coisas que fazia antes.
▪︎Quando passa a vivenciar muitas dificuldades nos relacionamentos, seja familiar, amoroso ou interpessoal.
▪︎Quando passa por um luto, separação, entre outros.
Qual deles (psicólogo, psiquiatra e psicanalista) é o mais indicado para quem nunca consultou um profissional da área?
Todos são excelentes profissionais e cada um com a sua responsabilidade que lhe é devida.
A Psicologia é uma ciência e o psicólogo é aquele que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Então, através da psicoterapia, ele trabalha as questões de cada sujeito, sejam elas de ordem psicológica ou comportamental.
O psicólogo tem a capacidade de ajudar as pessoas a lidarem com seus problemas emocionais, traumas e conflitos internos. Caso seja necessário introduzir uma medicação para melhorar o quadro do indivíduo, o psicólogo fará o encaminhamento para o psiquiatra (médico responsável pela parte orgânica dos transtornos mentais), que é capacitado para prescrever medicamentos.
Qual é a sua reação?






