Programação do primeiro dia do 3º Simpósio “Autismo na Atualidade: Do Diagnóstico Diferencial ao Tratamento das Comorbidades” é confirmada e traz abordagens necessárias

Um evento de grande relevância para a comunidade autista, com discussões profundas sobre questões essenciais do cotidiano das pessoas com autismo e das famílias que as cercam.

Out 11, 2024 - 11:22
 0
Programação do primeiro dia do 3º Simpósio “Autismo na Atualidade: Do Diagnóstico Diferencial ao Tratamento das Comorbidades” é confirmada e traz abordagens necessárias

Organizado pela equipe do projeto Montando Um Time, com apoio da Integrar TEA, a programação do primeiro dia do 3º Simpósio “Autismo na Atualidade: Do Diagnóstico Diferencial ao Tratamento das Comorbidades" foi oficialmente divulgada. O evento ocorrerá em Belo Horizonte e contará com a presença de renomados profissionais e estudiosos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que já confirmaram sua participação.

 

No dia 15 de novembro de 2024, data de abertura do Simpósio, a Dra. Florence Assis, médica cirurgiã cardiovascular e idealizadora do projeto Montando Um Time, juntamente com seu marido, o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul e co-idealizador do evento, Gustavo Lavorato, e a arteterapeuta Rosely Rossito, darão as boas-vindas aos participantes.

 

A trajetória de Florence Assis é uma inspiração para mães, pais e toda a comunidade autista em razão de seu trabalho incansável na defesa dos direitos dos autistas e na superação dos desafios associados ao TEA. Diagnosticada com autismo aos 43 anos, Florence atuava intensamente na causa antes mesmo de sua descoberta pessoal. Seu propósito com o Simpósio é claro: unir ciência, acolhimento e vivências pessoais para ampliar a compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento.

 

Programação destaque: relatos emocionantes e perspectivas parentais

 

No primeiro dia do Simpósio, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro, serão abordados temas como “Autismo na Adolescência”, apresentado pela Dra. Ana Paula Gandra. Haverá ainda o relato forte e emocionante do secretário-chefe da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, que compartilhará sua experiência como pai atípico.

 

As comorbidades associadas ao autismo, os desafios e os avanços na área da saúde também serão discutidos por especialistas como Dr. Marcelo Masruha e Dra.Thelma Ribeiro Noce.

 

A roda de conversa “O Pai que Fica”, composta por pais atípicos como Marcela Barci e Fabiana Buchemi, e seus esposos presentes, promete oferecer uma perspectiva íntima sobre os desafios e conquistas de autistas. Além disso, haverá workshops práticos e apresentações de trabalhos científicos que contribuirão significativamente para a pesquisa e o debate em torno do TEA. Interessados podem submeter trabalhos científicos, de forma gratuita, bastando que estejam inscritos no Simpósio, e têm até o dia 30 de outubro de 2024 para realizarem o cadastro, acessando o link: http://autismonaatualidade.com.br

 

Uso de telas no desenvolvimento de crianças com TEA

 

Um dos temas mais instigantes a ser discutido no Simpósio será o uso de dispositivos eletrônicos por crianças com autismo. Ferramentas como aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa, por exemplo, desempenham um papel crucial na expressão e interação de crianças com dificuldades de comunicação verbal, oferecendo uma plataforma visual de apoio por meio de imagens, palavras e até linguagem de sinais.

 

Esses dispositivos também permitem o acesso a conteúdos educativos personalizados, ajustados ao ritmo de aprendizado de cada criança, promovendo o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e sociais. Além disso, o uso de telas pode ajudar no gerenciamento de crises emocionais, proporcionando recursos que trazem conforto e segurança em momentos de estresse.

 

Crises, adolescência e políticas públicas voltadas ao autismo

 

A programação é extensa e de extrema relevância. Thiago Lopes, doutor em Psicologia, abordará o manejo de crises no autismo, enquanto figuras políticas, como os Deputados Estaduais Cristiano Silveira e Professor Wendel, trarão à tona discussões sobre políticas públicas voltadas ao autismo. Eles explorarão o que pode ser feito para mobilizar a sociedade e garantir conquistas para essa comunidade.

 

Com uma programação diversificada e debates de grande profundidade, o 3º Simpósio "Autismo na Atualidade" promete ser um marco para a disseminação de conhecimento e o fortalecimento da causa autista.

 

 

Confira a programação completa do 1º dia, 15/11

 

Boas-vindas com Rafael Eduardo Silva Magalhães (psicólogo e cerimonialista), Dra. Florence Assis (médica cirurgiã cardiovascular), Gustavo Lavorato (Procurador do Estado do Rio Grande do Sul) e Rosely Rossito (arteterapeuta).

 

•             Dra Filomena Camilo do Val (Médica Pediatra - Cordenadora Médica do Instituto Materno Infantil da Santa Casa de Belo Horizonte) - Abertura do 3º Simpósio Autismo na Atualidade.

•             Renato Guimarães Loffi (Fisioterapeuta- CEO do Grupo Treini) e Maria S. Oliveira Loffi (Administradora de empresas - Grupo Treini): Parceria do grupo Treini com entidades filantrópicas de Minas Gerais.

•             Dra. Ana Paula Gandra (médica psiquiatra da infância e adolescência): Autismo na Adolescência: Principais Características e Comorbidades.

•             Marcelo Aro (pai átipico e secretário-chefe da Casa Civil de MG): A Vida de um Pai Atípico

•             Francisco Paiva Jr. (autista, jornalista, editor chefe da revistas Autismo, cofundador e diretor de contéudo da Tismoo): As Telas Podem Ajudar os Autistas?

Samara Freitas(Especialista em Neurociencias, Educação e Desenvolvimento Infantil; Mãe do Iam e Sócia Fundadora da Criando Brinquedos

•             Dra. Thelma Ribeiro Noce (médica neuropediatra): Casos Clínicos

•             Viviane Moura (psicóloga comportamental especializada em TEA): Função Executiva

•             Dr. Adrião de Boni (cirurgião dentista especialista em pacientes neurodivergentes e responsável técnico da Clínica Oral Sim Buritis) e Dra. Fabíola Leite Nogueira (médica anestesiologista): Controle da Ansiedade no Tratamento Odontológico de Pacientes Neurodivergentes

•             Dra. Eliane C. S. Soares (médica anestesiologista) e Dra. Germana Lane Pereira (médica anestesiologista): Estratégias para Acolhimento ao Paciente Autista no Centro Cirúrgico

•             Dr. Thiago Lopes (doutor em psicologia): O Manejo de Crises.

 

Nesta 3ª edição do evento, acontecerá também o 1º Encontro Nacional do Sinnestesia, uma Comunidade de Autistas Adultos de todo o País.

 

 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site: www.autismonaatualidade.com.br até o dia 15 de novembro de 2024. A programação completa e os valores dos lotes de inscrição também estão disponíveis no site, com preços que variam conforme a data de inscrição. O evento conta com valores especiais para grupos e política de meia-entrada. Grupos devem entrar em contato com a coordenação do evento.

 

Todos os participantes devem contribuir com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição beneficente.

 

Participe!

 

 

*Serviço: 3º Simpósio Autismo na Atualidade: do Diagnóstico Diferencial ao Tratamento das Comorbidades

*Data: 15, 16 e 17 de novembro de 2024

*Hora: 8h às 19h

*Local: The One Business – Av. Raja Gabaglia, 1143, Luxemburgo, Belo Horizonte – MG

*Inscrições: autismonaatualidade.com.br

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow