Programa Seleções do Futuro ainda tem vagas para aulas de futebol em Belo Horizonte
Programa Seleções do Futuro oferece vagas em Belo Horizonte com atividades esportivas gratuitas para jovens de 6 a 17 anos. Inscrições presenciais nos núcleos regionais.

A Prefeitura de Belo Horizonte segue com inscrições abertas para o Programa Seleções do Futuro, que oferece aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, especialmente estudantes da rede pública de ensino. As atividades acontecem em seis núcleos espalhados pela cidade, incluindo importantes espaços esportivos localizados na Região Leste, como o Complexo Esportivo Pompéia, no bairro Boa Vista, e o Campo do Mineirinho, na Granja de Freitas.
As inscrições devem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, diretamente nos núcleos de atendimento. Após a inscrição, os responsáveis devem comparecer ao local escolhido para que os alunos iniciem as atividades, respeitando o horário de funcionamento.
Estrutura e funcionamento
O projeto atende cerca de 1.200 crianças e adolescentes em seis regionais: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Oeste e Venda Nova. Em cada uma delas, há campos e complexos esportivos preparados para receber os jovens atletas. Na Região Leste, os núcleos ficam no Complexo Esportivo Pompéia e no Campo do Mineirinho, ambos conhecidos pela tradição no incentivo ao esporte.
As aulas ocorrem duas vezes por semana, com duração de 90 minutos cada, sempre no contraturno escolar. Além disso, os participantes recebem uniformes completos, com camisa, short e meião.
O programa é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio do Ministério dos Esportes, e visa democratizar a prática do futebol de campo, promovendo desenvolvimento social e esportivo para meninos e meninas.
Transformação através do esporte
Para o gestor do programa, Luiz Felipe dos Santos Dias, o Seleções do Futuro vai além do esporte. “São 1.200 vagas espalhadas por várias regiões de Belo Horizonte. A importância que o programa representa é mais do que futebol. É uma oportunidade de transformação real na vida de crianças e adolescentes, agregando aspectos esportivos e sociais em seu desenvolvimento”, afirmou.
O impacto positivo pode ser percebido nas falas dos participantes. “Eu gosto tanto, mas tanto desse projeto que parece que estamos jogando futebol de verdade, profissional”, disse Bryan Gabriel da Silva, de 8 anos.
Davi Pereira, também de 8 anos, compartilha o entusiasmo: “Quando a gente crescer, vamos ter uma noção de como é ser jogador de futebol. Eu quero ser um jogador”.
As meninas também sonham alto e participam com empolgação. “Esse Programa é legal porque a gente joga muito futebol”, comentou Isadora Rocha, de 6 anos. “Eu gosto muito de futebol e quero ser uma jogadora quando crescer”, completou Nataly de Araújo, de 6 anos.
Locais de atendimento
-
Complexo Esportivo Vale do Jatobá (Regional Barreiro): Av. Senador Levindo Coelho, 2.280 – Vale do Jatobá
-
Campo do Conjunto Santa Maria (Regional Centro-Sul): Rua Gentios, 1.525 – Conjunto Santa Maria
-
Complexo Esportivo Pompéia (Regional Leste): Av. Pastor Anselmo Silvestre, 15 – Boa Vista
-
Campo do Mineirinho (Regional Leste): Rua São Vicente, 701 – Granja de Freitas
-
Campo Telê Santana (Regional Venda Nova): Rua Augusto dos Anjos, 1.015 – Rio Branco
-
Estádio Osvaldo Faria – Campo do Betânia Esporte Clube (Regional Oeste): Rua Augusto José dos Santos, 150 – Estrela do Oriente
Serviço
Inscrições: segunda a sexta, das 8h às 16h, presencialmente nos núcleos.
Público: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prioritariamente da rede pública.
Informações: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Qual é a sua reação?






