Aquário de BH lança audioguia para visitas mais inclusivas e interativas
Nova ferramenta permite acesso a informações sobre as espécies por meio de QR Codes nos tanques

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado no Zoológico de Belo Horizonte, agora conta com um sistema de audioguia para tornar a experiência dos visitantes mais inclusiva e educativa. A novidade permite que o público tenha acesso a áudios explicativos e jogos interativos sobre as espécies de peixes e curiosidades sobre o funcionamento do aquário, bastando escanear os QR Codes dispostos nos tanques.
O projeto foi desenvolvido pela equipe de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) ao longo de cinco meses, envolvendo produção e edição de textos, seleção de imagens e gravação dos áudios. Segundo Anny Miranda, estagiária da FPMZB, o audioguia tem um papel essencial na acessibilidade. “As informações ajudam os visitantes a compreender melhor o que estão vendo, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência”, explica.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERATIVIDADE
A ferramenta também reforça a proposta de educação ambiental, permitindo uma visita mais imersiva e enriquecedora. “O audioguia possibilita que o visitante compreenda melhor a importância da conservação das espécies, tornando o passeio mais educativo e significativo”, destaca Vivian Carolinne da Silva, que também participou da criação do projeto.
A ideia do audioguia surgiu a partir de sugestões de visitantes em pesquisas de satisfação realizadas pela FPMZB. “Nosso objetivo é proporcionar uma visita com mais autonomia, permitindo que o público obtenha informações detalhadas sobre as espécies e o funcionamento do aquário”, explica Gisele Mafra, gerente de Uso Público e Eventos da FPMZB.
VISITE O AQUÁRIO DE BH
- Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30 (entrada até 16h).
- Endereço:
- Portaria I: Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Braúnas
- Portaria II: Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600 – Confisco
- Consulte os valores dos ingressos no site oficial do Zoológico de Belo Horizonte.
Qual é a sua reação?






