Seletivas do 6º Concurso Prato Junino destacam afro-gastronomia e novos talentos em Belo Horizonte

Seletivas do 6º Concurso Prato Junino começam em Belo Horizonte, destacando a afro-gastronomia e revelando novos talentos no Arraial de Belô 2025.

Jun 4, 2025 - 14:43
 0
Seletivas do 6º Concurso Prato Junino destacam afro-gastronomia e novos talentos em Belo Horizonte
Wander Faria

Começam nesta quarta-feira (4) as seletivas internas do 6º Concurso Prato Junino, uma das atrações mais aguardadas do Arraial de Belô 2025. Até 18 de junho, estudantes de gastronomia de seis instituições de ensino superior da capital mineira participam da disputa, que neste ano tem como proposta central valorizar a afro-gastronomia belo-horizontina e impulsionar novos talentos da culinária local. A grande final será realizada no dia 5 de julho, no Mercado da Lagoinha.

Voltado exclusivamente para alunos dos cursos superiores presenciais em Belo Horizonte, o concurso desafia os participantes a criarem receitas autorais que combinem ingredientes típicos das festas juninas com referências da culinária afro-brasileira, herança que marca profundamente a gastronomia da cidade. Com o tema “Afro-gastronomia belo-horizontina”, a competição estimula os estudantes a contarem histórias através da comida, resgatando memórias afetivas e culturais associadas às tradições das quadrilhas formadas por populações negras e periféricas da capital.

A disputa ocorre em duas etapas: inicialmente, cada instituição realiza sua seletiva interna, classificando dois grupos para a final. Participam da edição de 2025 as instituições Promove, Estácio de Sá, UniArnaldo Centro Universitário, Centro Universitário UNA, UNIBH – Le Cordon Bleu e Senac. Na grande final, um júri especializado escolherá seis grupos vencedores, um por cada instituição.

Os critérios de avaliação incluem harmonia de sabor e textura, originalidade da receita, técnicas empregadas e criatividade. A economicidade será observada a partir do custo de venda da porção ao público, enquanto a apresentação será avaliada pela estética e aparência do prato. A utilização de pelo menos dois ingredientes da lista oficial do concurso é obrigatória. Entre os itens sugeridos estão frango, porco, milho, mandioca, abóbora, ora-pro-nóbis, taioba, canela, rapadura, coco, jabuticaba, amendoim e fubá.

Os vencedores serão premiados com dólmãs personalizados e terão a oportunidade de comercializar seus pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025 — espaço que atrai milhares de visitantes e se consolida como uma vitrine para novos talentos da cozinha belo-horizontina.

Além da competição, os estudantes participarão de um curso de capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos e eventos de rua, que acontecerá no dia 28 de junho, também no Mercado da Lagoinha. A formação é considerada essencial para quem busca atuar profissionalmente na área gastronômica.

Exemplo do impacto do concurso é o relato de Camila Silva de Paula, estudante da Faculdade Senac e uma das vencedoras da última edição com o prato Brigadeiro Ô Balancê — um brigadeiro de colher de pamonha com queijo Canastra e farofa de pipoca caramelizada com canela. “Foi uma experiência muito marcante e transformadora. O prato foi criado especialmente para o concurso, que naquele ano exigia o uso obrigatório do queijo, em homenagem aos 95 anos do Mercado Central. Quis trazer essa memória afetiva de forma bem criativa, e vencer foi uma verdadeira virada de chave: abriu portas na faculdade e me deu visibilidade ao participar do Arraial de Belo Horizonte”, relembra.

O Prato Junino vai além da competição, sendo uma celebração da diversidade nos sabores de Belo Horizonte e uma reafirmação do papel da gastronomia como expressão cultural.

“O Prato Junino é uma iniciativa que traduz o espírito do Arraial de Belô: é feito de afeto, tradição, criatividade e identidade. A cada edição, a gente vê a potência da nossa juventude ocupando espaços com histórias contadas através da comida — e isso é muito valioso. É uma alegria ver o Mercado da Lagoinha se transformar em palco para novos talentos da gastronomia belo-horizontina. Acreditamos na cozinha como tecnologia social, e esse concurso é também uma ferramenta de formação, inclusão e celebração da diversidade que compõe a cultura da nossa cidade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

46º Arraial de Belô

Reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos juninos do país, o Arraial de Belô chega à sua 46ª edição em 2025. Mais uma vez, o público poderá vivenciar a “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, shows musicais e diversas atividades gastronômicas. Em breve, serão divulgadas as datas e o local oficial do evento.

Em 2024, o Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias principais do evento, registrando um aumento de 35% no público diário em comparação com 2023. De acordo com o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, a nota média geral atribuída pelos visitantes foi de 9,2 em uma escala de 10. A Vila Gastronômica contou com a participação de bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. As vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em relação ao ano anterior.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow