Vacinação contra a raiva animal está disponível em seis pontos da cidade
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não.
Os cães e gatos que não receberam a dose anual da vacina contra a raiva animal ainda podem ser imunizados. A Prefeitura de Belo Horizonte seguirá disponibilizando o imunizante, ao longo do ano, em seis locais da capital. Os endereços e horários de funcionamento podem ser verificados on-line.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não. Neste ano, considerando as ações da campanha e do pós-campanha, foram imunizados 233.281 animais, sendo 188.908 cães e 44.473 gatos, alcançando uma cobertura vacinal de 55,01%. Cabe destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, o índice ideal é de, pelo menos, 80%, considerando o número de cachorros vacinados.
No momento da vacinação, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os tutores, de preferência adultos, levem os cães com guia ou coleira. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.
É importante lembrar que a raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também os humanos. A doença é transmitida principalmente pela mordida e por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. Por isso, é indispensável manter a dose anual da vacina em dia.
Qual é a sua reação?