Prefeito Álvaro Damião passa noite em bunker em Israel e aguarda liberação do espaço aéreo para voltar ao Brasil
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, passou a noite em um bunker em Israel após bombardeios do Irã. Sem previsão de retorno, ele aguarda a reabertura do espaço aéreo.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (13) que ainda não há previsão para seu retorno ao Brasil. Ele está em Israel e passou a noite em um bunker, após ataques aéreos realizados pelo Irã. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Damião destacou que a situação se mostra mais tranquila nesta sexta em relação ao dia anterior, mas o espaço aéreo israelense continua fechado.
“Estamos hospedados em uma universidade aqui em Israel, a cerca de 20 km de Tel Aviv e 50 km de Jerusalém. É impressionante como tudo parece calmo, mesmo diante da gravidade do que está acontecendo. Se ninguém dissesse que há uma guerra entre Israel e Irã, não perceberíamos”, disse o prefeito.
Damião relatou que recebeu a informação de que o espaço aéreo poderá ser reaberto em três dias, mas ressaltou a incerteza sobre a data do retorno. “Dependemos do governo israelense e também do governo brasileiro. Viemos a convite do governo de Israel, com passagens custeadas por eles. Estava programado para voltarmos na sexta-feira da semana que vem, mas agora tudo mudou. Vamos retornar na primeira oportunidade possível. O problema é saber quando será essa oportunidade”, completou.
A situação no país se agravou após ataques promovidos por Israel contra alvos iranianos nesta sexta. Segundo o correspondente da Rádio Itatiaia, Michel Gawendo, o governo israelense declarou estado de emergência total, determinou o fechamento do espaço aéreo e suspendeu todas as atividades públicas, incluindo o funcionamento das escolas.
Durante os ataques, foram confirmadas as mortes de Hossein Salami, chefe da Guarda Revolucionária do Irã, e Mohammad Bagheri, chefe das Forças Armadas iranianas, além de dois cientistas nucleares.
De acordo com autoridades israelenses, o Irã lançou mais de 100 drones contra o território de Israel. A população foi orientada a permanecer próxima a abrigos, em alerta máximo diante do risco de novos ataques.
Qual é a sua reação?






