Mulheres vítimas de violência ganham nova ferramenta para acionar a Guarda Municipal em BH
Aplicativo EbodyGuard permite acionar a Cabine Lilás em emergências, com envio imediato de viatura da Guarda Civil Municipal.
Mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Belo Horizonte agora contam com uma nova forma de pedir ajuda em casos de emergência. A Prefeitura de BH, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, implementou o aplicativo EbodyGuard, que permite acionar diretamente a Cabine Lilás — unidade de atendimento remoto da Guarda Civil Municipal, disponível 24 horas no Centro Integrado de Operações (COP).
Em fase de testes, o app já foi instalado nos celulares de 80 mulheres atendidas pelo programa Proteja Mulher, do Grupamento Especializado de Proteção à Mulher da Guarda. Assim que acionado, o aplicativo envia um alerta com a geolocalização em tempo real, permitindo o envio imediato de uma viatura ao local.
O sistema também dá acesso a informações essenciais do cartão de segurança cadastrado pela usuária, como a existência de medidas protetivas, dados sobre o agressor, possíveis doenças, características de veículos e até presença de animais de estimação.
Mesmo que a vítima não consiga concluir o chamado, o aplicativo permite o envio automático de áudio ambiente, garantindo que a equipe da Cabine Lilás tenha subsídios para agir rapidamente. Além do acionamento emergencial, o EbodyGuard permite armazenar evidências de violência, que podem ser utilizadas como provas em processos judiciais.
O projeto foi destaque internacional: a guarda civil municipal Josyane Kelle Cardoso da Silva apresentou a iniciativa em Denver (EUA), durante o Encontro Internacional de Chefes de Polícia, promovido pela Associação Internacional de Chefes de Polícia, que reúne representantes de mais de 170 países.
Qual é a sua reação?













