Band TV vai desligar sinal da parabólica antiga em 30 de abril; antena deve trocada pela digital para continuidade do sinal da TV aberta
Depois de Record, Globo e SBT, chegou a vez da emissora; usuários precisam substituir parabólica antiga pela versão digital para continuar acessando a TV aberta e gratuita

A emissora Band TV prepara para o próximo dia 30 de abril o fim do sinal na parabólica antiga. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV aberta e gratuita. A Record, Globo e SBT já realizaram o desligamento. Em Minas Gerais, famílias dos 853 municípios podem se inscrever para receber gratuitamente a nova antena digital, em substituição à parabólica antiga. A troca é feita pela Siga Antenado e é necessária porque as parabólicas tradicionais já estão deixando de funcionar. Em Minas, cerca de 140 mil famílias ainda podem solicitar a troca gratuita.
A iniciativa faz parte do programa Siga Antenado, administrado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para viabilizar a implantação do 5G no Brasil. A entidade é formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, que foram as vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa dos 3,5 GHz.
Quem tem direito à troca gratuita?
Famílias de menor renda inscritas em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa, podem solicitar gratuitamente o novo equipamento. O agendamento pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato com o número do CPF ou do NIS em mãos.
"O desligamento da parabólica tradicional já está acontecendo e, em breve, todas elas deixarão de funcionar. Quem ainda não trocou o equipamento precisa agir o quanto antes para não perder o sinal. A nova parabólica digital traz mais qualidade, mais canais e é a única forma de garantir a continuidade da programação via satélite", destaca Leandro Guerra, presidente da EAF, responsável pela distribuição e instalação dos kits da Siga Antenado.
Benefícios
Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão. Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar mais de 140 canais disponíveis, entre regionais e nacionais.
Sobre a EAF/Siga Antenado
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel após o leilão do 5G. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável pelo programa Siga Antenado, que tem o objetivo de apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais. A mudança acontece porque a faixa de frequência usada pelas parabólicas convencionais está sendo liberada para a tecnologia 5G.
Áudio do presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, com orientações sobre o processo de troca das antenas:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1Xqv2twqZ1w5-aPeMbo9UghPRSYbXqXug
Qual é a sua reação?






